marcelo santos

Wednesday, September 06, 2006

SÍNTESE DO TEXTO: TEMAS DA CIÊNCIA

O texto faz algumas reflexões sobre o livro de Maddox referentes às teorias científicas e o que ainda precisa ser conhecido. Inicialmente fala que o conhecimento científico submete-se a um processo de produção cuja dinâmica envolve transformações na compreensão do comportamento da natureza que impedem esse conhecimento de ser caracterizado como pronto, verdadeiro e acabado, mesmo que as teorias produzidas constituam verdades históricas que têm fundamentado o homem da ciência para uma explicação dos fenômenos. É justamente, papel da dúvida, questionar teorias que muitas vezes não se encaixam mais com o contexto atual.Todo questionamento deve ser levado em consideração,sendo feito posteriormente uma análise para checar se aquela informação é válida,sendo possível a partir daí, a reformulação de algumas teorias já constituidas.Portanto,a dúvida surge da inquietação.É importante ressaltar que o ensino de ciência deve considerar o processo de produção do conhecimento e isso envolve transformações, interesses.... já que a Ciência foi produzida num contexto histórico, econômico e político. E é por isso que o senso comum do aluno, deve ser considerado como meio de desenvolvimento no aprendizado das terminologias científicas, onde ocorra uma valorização do conhecimento cotidiano do aluno, como forma de leva-lo a construir conhecimento a partir dos seus saberes prévios e não devendo então, ser combatido na escola, mas trabalha-los na sala de aula de forma a propiciar uma aproximação das terminologias científicas e evitar que o conhecimento científico tecnológico tenha o caráter de acabado e onisciente, mas isto dependerá muito da postura dos profissionais que lidam com estes conhecimentos. Hoje se tornou comum a divulgação em revistas, e diversas mídias os avanços tecnológicos e descobertas científicas tornando estes conhecimentos mais acessíveis à sociedade.De forma que o connhecimento científico e tecnológico não é neutro porque por trás das pesquisas existem agentes motivadores, interesses pessoais, econômicos , políticos, etc...quanto a ser historicamente constituído o saber científico tecnológico , se institui ao longo da história com afirmações confirmadas por meio de experimentos e sustentada com o passar dos anos até que seja provado o contrário. Mas também faz importantes contribuições na abordagem articulada Ciência e Tecnologia como pode ser destacada na expansão e potencialização de algumas capacidades naturais do homem, a exemplo da visão que é limitada, onde a tecnologia proporciona a construção de equipamentos que serão utilizados para construção/reconstrução de conhecimentos científicos, construção esta baseada também na Ciência de forma a fazer com que se atinja o objetivo (a partir da Ciência e para a Ciências). Outras contribuições importantíssimas dizem respeito primeiramente a modernização da Medicina, onde hoje já é possível realizar operações por vídeoconferência , além da facilitação por meio de novos recursos ao ensino da educação especial (com computadores adaptados às necessidades, físicas e psíquicas dos alunos). É importante salientar que o tratamento das informações deve seguir uma organização de pĺanos de ensino, segundo temas de trabalho e problemas para a aprendizagem porque facilitará e muito o tratamento interdisciplinar das disciplinas, principalmente, Ciências. Além disso, vai permitir que a organização dos conteúdos seja flexível e compatível com os critérios de seleção. Isso será possível, se o conhecimento real relacionar-se ao científico, dando subsídios para que o aluno articule, questione e associe os conhecimentos às realidades cotidianas com o objetivo de entrelaçar ambos os conhecimentos.Enfim, é preciso trazer a vivência cotidiana do aluno, sua visão de mundo para a sala de aula, interagindo sua realidade ao saber científico .Não é nenhuma novidade dizer que a digitalização exerce influência na formação de conceitos de Ciências, uma vez que há um grande fluxo de informações, aumento do potencial de comunicações abrangendo a facilidade de acesso a informação, operacionalidade de seu manuseio e novas alternativas de avaliação, aumentando as possibilidades de criação da ciência, velocidade de informação .Hoje se utiliza o scanner que possibilita o trabalho com blocos de informações e assim poder ligar por exemplo, vários laboratórios do mundo. Além disso, para que haja um entendimento do vasto conhecimento existente, se faz necessário o uso de uma padronização, para facilitar a compreenssão deste conhecimento por todos.Daí o uso das escalas, assim como outras formas de medida.Finalizando, é preciso que o professor de Ciências busque respostas às suas dúvidas e inquietações sobre ciências por meio de pesquisas em revistas científicas, sites,reportagens (fontes confiáveis ), eventos que possibilite trocas de informações entre pessoas, grupos de estudos, listas de discussões, participar da gestão da escola, enfim , tudo que possa esclarecer as suas dúvidas e a dos alunos. Seja no diálogo, na formação continuada, no aprimoramento e atualização de sua metodologia, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno como detentor de algum saber, e aqueles que, em busca do mesmo objetivo, assumem uma postura tradicional, dogmática. Portanto, os professores precisam acompanhar as mudanças e aceitá-las, para poder dar e receber o merecido reconhecimento.Precisam acompanhar os avanços de seus alunos, diagnosticando suas falhas, sem deixar transparecer em seu modo de atuar uma conotação de o “dono da verdade”. Além disso, serem capazes de reconhecer e corrigir seus erros.

1 Comments:

  • Muito interativo apresentando características agregadas a um produto ou solução incrementando seus valores.

    By Blogger José Barbosa Costa, at 3:27 AM  

Post a Comment

<< Home