marcelo santos

Tuesday, October 17, 2006

Por que planejar ?

Eu acredito que o planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra.O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo.Já o plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.Portanto, planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.

O QUE DEVE SER LEVADOEM CONSIDERAÇAO AO PLANEJAR AS AULAS DE CIÊNCIAS


Não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. É importante avaliar o que a turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.Planejar requer pesquisar sempre;ser criativo na elaboração da aula;estabelecer prioridades e limites;estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;ser flexível para replanejar sempre que necessário.Leve sempre em conta:as características e necessidades de aprendizagem dos alunos;os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;o conteúdo de cada série;os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;as condições objetivas de trabalho.Com base nisso, definiremos
o que vamos ensinar;como vamos ensinar;quando vamos ensinar;o que, como e quando avaliar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home